Hackathon Viagens tem inscrições abertas

Competição promovida pela ABAV Nacional e Braztoa, com apoio da Comunidade Hackthon Brasil, é uma das inovações da 44ª ABAV – Expo Internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa

A 44ª ABAV Expo Internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa, que se realiza de 28 a 30 de setembro no Expo Center Norte, em São Paulo, inseriu na programação deste ano uma maratona que desafiará desenvolvedores a criar soluções digitais com um tema único e abrangente: “Melhore a experiência e a interatividade entre o agente de turismo e o viajante”. Para o acesso dos interessados na competição, foi criado o site http://hackathonbrasil.com.br/hackathonviagens/, onde se encontram instruções e o link para as inscrições, abertas a partir desta sexta-feira (2/9).

A maratona prevê um encontro prévio entre os inscritos para que tenham mais informações sobre o desafio e já formem seus grupos de trabalho. O interessados serão convocados para um “Esquenta” (título usual para este tipo de ação) dia 13/9, às 19h30, no Auditório da Faculdade Impacta (Av. Rudge, 315, Barra Funda, São Paulo).

Para o presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull, “a iniciativa de promover o Hackthon Viagens está fundamentada na relevância crescente da tecnologia digital para a indústria turística, onde se insere o agenciamento de viagens. Trata-se de ação colaborativa e de incentivo aos jovens talentos, que se agrega aos conteúdos da feira”.

A criatividade, seja tecnológica ou no discurso para vender a ideia, é essencial no Hackathon Viagens. Cada grupo, formado por até cinco integrantes, deverá apresentar uma solução que melhore a vida do viajante, na interação com o profissional que vende a viagem. “Estamos certos de que turismo e tecnologia juntos resultarão em contribuições para o nosso setor. Nosso esforço com o Hackthon Viagens é otimizar as relações entre o profissional do turismo e o consumidor e consequente entrega de serviços mais qualificados”, resume Magda Nassar, presidente da Braztoa.

Premiação e desafios
O grupo vencedor será premiado com uma viagem de cinco dias para Flórida (EUA). As inscrições são gratuitas e abertas a profissionais com conhecimento em programação e desenvolvimento de aplicativos web/mobile, design gráfico e gestão de negócios e de equipes.

Os candidatos poderão desenvolver as soluções – para atuar na interface entre consumidor e agências de viagens e operadoras turísticas – na plataforma que achar mais conveniente: um site, aplicativo mobile, metabuscador e tudo mais que uma mente criativa possa conceber. O principal objetivo será desenvolver algo com potencial efetivo para inovar o setor de turismo.

A maratona começa oficialmente às 14h do dia 28/09 e segue até às 18h do dia 29/09, com trabalho ininterrupto das equipes, que ocuparão uma área dedicada na feira, de 300 metros quadrados. O julgamento acontece dia 30, conduzido por uma comissão formada por especialistas das áreas de TI e Turismo, e os vencedores serão anunciados às 18h.

Confira a programação:
28/09
14h – Abertura do evento, com a palavra dos presidentes da ABAV Nacional, Edmar Bull, e da Braztoa, Magda Nassar
14h10 – Início da maratona
29/09
18h – Finalização
18h às 20h – Apresentação e validação do protótipo
30/09
12h – Início do processo de avaliação pela comissão julgadora
15h30 – Divulgação das cinco equipes finalistas
18h – Cerimônia de premiação na arena Tecnologia na Vila do Saber

A 44ª ABAV – Expo Internacional e Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa acontece entre 28 e 30 de setembro (quarta a sexta-feira – das 12h às 20h), no Expo Center Norte (SP), com a participação de expositores nacionais e internacionais. O credenciamento para visitantes e agentes de viagens está aberto e deve ser feito diretamente no portal da feira: www.abavexpo.com.br.