ABAV EXPO 2018 Conecta

Eduardo Cláudio Madeira

Eduardo Cláudio Madeira

Coordenador Geral de Planejamento Territorial do Turismo, é graduado em economia, pela Universidade Estadual de Londrina-UEL, com pós-graduação em administração e marketing pela Universidade Norte do Paraná-UNOPAR. É ainda, especialista em Planejamento e Execução de Projetos e especialista em Finanças. Aos 48 anos, acumula experiência no setor público, atuando há 14 anos com planejamento, preparação, negociação e execução de projetos com financiamento internacional e contrapartida nacional, sendo analista financeiro de projetos, no Ministério da Fazenda, no período de 2004 a 2009, especialista em projetos e finanças, no Ministério de Minas e Energia, de 2009 a 2012. Ele foi, ainda, Coordenador Geral da Unidade de Coordenação de Programas, no Ministério do Turismo, no período de 2012 a 2015. É ex-funcionário do Banco do Brasil, onde atuou por 13 anos, nas áreas de financiamento rural, recuperação de crédito e negociação de carteira de produtos. Atuou no setor privado por 5 anos, onde trabalhou como operador de crédito no Banco BBA Creditanstalt e como gerente de relacionamento e negócios, no Itaú-Unibanco.
 
Palestra: Apoio e fomento aos projetos de desenvolvimento e estruturação do setor de turismo no Brasil
O PRODETUR+Turismo é um Programa de Governo que apoia os setores público e privado do turismo, no acesso a recursos provenientes de financiamentos nacionais e internacionais, para viabilizar a execução de projetos de estruturação do turismo, como uma das medidas para o desenvolvimento, fomento e investimentos no Setor Turismo, gerando empregos, renda e inclusão social.
A importância da atividade turística como indutora do desenvolvimento econômico e social, depende não somente da existência dos recursos naturais e culturais, mas de uma ação de planejamento e gestão eficaz e integrada entre o poder público e a iniciativa privada.
É preciso incorporar um conjunto de ações estruturadoras que elevem o nível de atratividade e de competitividade desses recursos, de modo a transformá-los, efetivamente, em produtos turísticos.
É primordial a formação de plataformas integradas de divulgação e promoção dos destinos, gerando economias de escala, a formação de parcerias consolidadas e a atração de investimentos privados.
O desafio é transformar os prévios processos de planejamento, em ações concretas de estruturação dos destinos turísticos.
Neste painel, são detalhadas as diretrizes, as parcerias, o acesso ao crédito e a obtenção do SELO+Turismo, no âmbito do Programa PRODETUR+Turismo!