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Patrícia Servilha

Patrícia Servilha

Formada em História pela Universidade de São Paulo, é especialista em Administração e Marketing de Eventos pelo SENAC SP e pós graduada em turismo cultural pela Universidad de Palermo em Buenos Aires, foi sócia da Chias Marketing Ltda. e atualmente dirige a Servilha Chias Marketing Places Ltda.
De 2000 a 2015 coordenou todos os Planos de Marketing de Turismo elaborados por essas empresas no Brasil e em diversas capitais latino-americanas.  Dentre estes trabalhos destacam-se desde o Plano Aquarela – Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil, até os Planos de Marketing de Destinos como Paranapicaba, São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão, Pará, Santa Catarina, Ceará, Santarém, Quito, Bogotá, Buenos Aires e Santiago.
Atualmente ministra aulas e palestras sobre eventos, marketing público, turístico e cultural, e assessora destinos turísticos e grandes empresas de consultoria internacionais em planos de comunicação para turismo e cultura.
É vice presidente de turismo inteligente do Instituto Smart City Business America e, também, vice presidente da SKAL – SP Associação Mundial de Profissionais de Turismo, em São Paulo.
Relata suas experiências de viagens pessoais e profissionais no blog www.patriciaservilha.com  e www.marketingplaces.com
 
Palestra: Destinos empoderados aparecem e fazem acontecer 
A partir do conceito e significado da palavra empoderamento pretendemos abordar como os destinos podem ter total domínio para atrair mais visitantes e atender à expectativa principal do turista: desfrutar a felicidade no destino eleito. A partir deste princípio, serão expostas ideias que norteiam a elaboração de planos de marketing turísticos, tanto de lançamento como de recuperação e reposicionamento de lugares, regiões e cidades turísticos. Os itens abordados vão desde a identificação dos recursos mais atrativos do local, como o patrimônio cultural e natural, acessibilidade, rede hoteleira, transportes, e sua transformação em produtos, até a definição da estratégia e sua operacionalização, definição de marca e mensagens (com inúmeros exemplos), orçamentos, patrocínios e parcerias.
Durante a palestra também será dada importância a saber definir e dominar o planejamento, as formas de pesquisa e levantamento de dados sobre a realidade turística do local, além de como saber lidar com cada recurso presente, como patrimônios históricos, ruínas, bens naturais, a cultura da população. Destacaremos a importância de, ao iniciar o planejamento, detectar os tipos de mercado de turismo (públicos envolvidos), a conquista do turista em potencial, o turista atual, suas fontes de busca. Além disso, ressaltará a importância de se considerar a imagem que os visitantes já têm de um local, os estereótipos e imagens pré-concebidas que cultivam.