ABAV EXPO 2019 Transforma

Imprensa Detalhes

Imprensa

A disrupção no mercado de turismo e a importância da experiência de consumo ganham espaço na ABAV Expo

27/9/2019

Painel realizado na Arena Transformação durante a 47ª edição da feira debateu as principais tendências para o trade

 

 

Disrupção e inovação são temas recorrentes em todos os mercados atualmente e foram amplamente debatidos nesta quinta-feira (26) em painel da Arena Transformação, no segundo dia da ABAV Expo 2019. Participaram do bate-papo Roberto Nedelciu, presidente da Braztoa, Benício Filho, empreendedor e mentor de inovação da Braztoa, Marília Borges, analista sênior da Euromonitor e Aluizer Malab, Secretário Nacional De Desenvolvimento e Competitividade do Ministério do Turismo.

 

 

Roberto, que atuou como mediador, abriu o debate destacando a importância das empresas se manterem atualizadas e em sintonia com as mudanças. “Vivemos em um mundo onde tudo é variável. Investir em tecnologia é fundamental, mas também é importante olharmos para dentro, estarmos atentos aos nossos processos, serviços e produtos, e sermos criativos para conseguirmos nos reinventar”. Segundo o executivo, a criação de novos produtos é uma função dos agentes de viagem, que devem estar sempre um passo à frente do cliente para entender exatamente o que ele precisa, e criar um forte relacionamento com ele para oferecer as melhores experiências e serviços. Aluizer Malar, do Ministério do Turismo, complementou reforçando que “precisamos entender as transformações que estão sendo colocadas à nossa frente, e quais as adaptações necessárias para seguirmos em frente”.

 

 

De acordo com Marília Borges, da Euromonitor, “o canal digital está cada vez mais relevante para as vendas de turismo, e empresas bem-sucedidas serão aquelas que conseguirem melhorar as experiências de consumo que oferecem, colocando-a sempre no centro”. A disrupção nos modelos de negócios mudam a forma como as pessoas realizam suas compras, bem como suas experiências de viagem. Hoje, são os consumidores que determinam a forma que desejam efetuar sua compra, e eles buscam, cada vez mais, experiências personalizadas.

 

 

Benício Filho levantou a questão de que quem realmente está em disrupção e já mudou completamente é o próprio ser humano. “É ele quem busca experiências melhores, e não se prende mais ao mediano, ao que não lhe satisfaz, pois está constantemente em busca da felicidade. O ser humano que consome o turismo é o que quer ter acesso à mudança, à transformação”. Para ele, o operador deve perguntar, antes de tudo, qual a transformação que seu cliente está em busca, para então definir a melhor experiência que atenderá o seu desejo. “O turismo não é só sobre números de pacotes que são vendidos, mas sim sobre quantas pessoas você é capaz de impactar”

Veículos Credenciados

Galeria

Galeria

Vídeo

Contato


  • ABAV Nacional:

  • Fátima Gatoeiro
  • Tel: +55 (11) 3155-3073
  • fatima.gatoeiro@abav.com.br

  • Gestão de relacionamento com a imprensa:

  • Approach Comunicação
  • Renata Santos
  • Tel: +5511 3846-5787,
    ext. 90
  • renata.santos@approach.com.br

  • Anita Mori
  • Tel: +5511 3846-5787,
    ext. 70
  • anita.mori@approach.com.br

Conecte-se veja mais notícias