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A importância de qualificar o trade de turismo para promover a diversidade racial no setor

26/9/2019

Tema foi destaque da Arena Transformação na Vila do Saber deste ano

 

 
O que o turismo pode aprender com a Sephora e a Starbucks? Esse foi o tema da palestra realizada nesta quinta-feira (26), na Arena Transformação, durante a ABAV Expo 2019. A sócia e CMO da Diaspora.Black, serviço de acomodação voltado para pessoas interessadas na cultura negra, Cintia Ramos comentou sobre o caso de racismo ocorrido nas lojas das empresas Sephora e Starbucks, e como as empresas conseguiram transformar essa crise de reputação em oportunidades para a promoção da diversidade entre seus funcionários. Com experiência em empresas referência no setor como Maringá Turismo, Atlântica Hotel e Expedia Inc, Aline atua fortemente na causa da diversidade e novas histórias para a população negra.
No ano passado, a rede de cafés Starbucks, uma das mais populares dos EUA, fechou todas as 8 mil filiais do país para um dia de treinamento sobre discriminação racial, além de mudar a política da empresa. O caso ocorreu após um gerente ter chamado a polícia para dois homens negros que estava conversando dentro de uma loja na Filadélfia. Desde então, não é mais necessário a compra de algum produto para usar o banheiro, ou até mesmo permanecer na loja.

 


Já a gigante de cosméticos Sephora protagonizou este ano duas situações de discriminação racial dentro de suas lojas. Em um dos casos, um funcionário de uma filial da Califórnia chamou o segurança por ter desconfiado que a cantora americana SZA estava roubando. No outro, a atriz e comediante Leslie Jones relatou em suas redes sociais que sua maquiadora havia sido maltratada por vendedores e um gerente em uma filial de Nova York. A marca utilizou suas redes sociais para se posicionar sobre o assunto e reforçar que a Sephora não tolera o racismo. Além de fechar todas as suas lojas para um treinamento sobre diversidade, a rede lançou a campanha “We Belong to Something Beautiful”, que reforça a importância de temas como a diversidade de gênero e etnia.
 
 

“Com essas iniciativas, as empresas deram um grande exemplo de ação responsiva, ganhando destaque dentro da comunidade negra”, comenta Aline em seu discurso, reforçando dados como a representatividade do consumo da população negra no Brasil, que corresponde ao 17º maior PIB do mundo, totalizando R$1,06 trilhão em 2017. Em 2018, o total da população negra no país era de 154 milhões de pessoas. No turismo, os dados também são crescentes, com alta de 105% entre 2013 e 2018 no consumo das classes C, D e E, mesmo perante a crise, totalizando volume total de R$22 bilhões só em 2018. Nas classes A e B, essa alta foi de apenas 10% no mesmo período.



Mesmo diante de um cenário significativo como esse, negros têm 16% mais rejeição em hospedagem compartilhada, e 47% dos negros no Brasil já enfrentaram racismo em suas viagens. Foram situações como essas que levaram Carlos Humberto a fundar a Diaspora.Black, rede de anfitriões e viajantes interessados na cultura negra, com funcionamento semelhante ao Airbnb. A plataforma se tornou a maior comunidade de turismo da América Latina, e está presente em 15 países e 135 cidades, com 4,2 mil usuários ativos. A empresa ainda oferece treinamentos para anfitriões e operadores, além de certificar e prestar consultorias para espaços turísticos e empresas com foco na qualificação de seus serviços para a promoção da diversidade racial no setor. “O consumo do turismo pela população negra está crescendo cada vez mais, é um mercado para se olhar. Precisamos de empresas e pessoas nessa luta conosco”, reforça a bacharel em Turismo.
 

 
Aline destacou alguns dos passeios realizados pela plataforma, entre eles, a subida da serra para a Quilombola dos Palmares, que acontece em novembro, a rota do samba em São Paulo e o ano novo Quilombola, em Ubatuba. Para saber mais informações sobre as rotas, acesse www.diaspora.black

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