ABAV EXPO 2019 Transforma

Imprensa Detalhes

Imprensa

ABAV Expo traz importância da inclusão no turismo

27/9/2018

Painel da Vila do Saber reuniu empreendedores que militam no segmento

 

A 46ª edição da ABAV Expo Internacional de Turismo e 50º Encontro Comercial Braztoa trouxe para a Vila do Saber um painel sobre turismo inclusivo, que contou com a participação de empresários que militam por este segmento.
Luciana Paulino, fundadora da Black Bird, abriu o debate contando um pouco sobre como o negro não está inserido no turismo no Brasil, principalmente na publicidade, mesmo sendo 53,5% da população do país. Por isso, ela criou a Black Bird, que tem como foco formar um público negro consumidor de turismo. “Fazemos isso com informação. Viajar é uma experiência transformadora. Por que não pode ser inclusiva?”, questionou.

Na opinião de Fátima Monteiro, fundadora da agência Acessible Tour, a acessibilidade é fundamental para todos os segmentos do turismo, sejam eles quais forem. Ela ainda mostrou todo o potencial do turismo acessível. “Temos, hoje, 45 milhões de pessoas no Brasil com alguma deficiência, sendo 66%, pelo menos, com renda potencial para viajar quando atendidos de forma adequada”, salientou.


Criador do Trampolim Startup Café, que fica dentro do Ibis Budget SP Paulista, João Clímaco trouxe um conceito interessante para seu negócio: ele só contrata por meio de ONGs de inclusão, como refugiados e primeiro emprego, além de ter em seus fornecedores apenas nano e micro produtores da região. Com um consumo mínimo, também é possível usar o estabelecimento como espaço de coworking o dia todo. “Acredito que a inclusão tem que ser em toda a cadeia e não apenas nos turistas”, disse.


Para completar o time de especialistas, Carlos Escalona, refugiado venezuelano que trabalha no Trampolim Startup Café, contou a sua experiência aos presentes. “Sou jornalista e vim para o Brasil por perseguição política. Não tinha ideia de que poderia trabalhar com algo que não era minha profissão, porém sou muito grato. Nós, migrantes, temos que aproveitar as oportunidades que aparecem e fazer o nosso melhor”, finalizou.
A ABAV Expo vai até o dia 28 de setembro, no Anhembi (SP), das 12h às 20h.

Sobre a ABAV Expo - Realizada pela ABAV Nacional, a ABAV Expo é a maior e mais importante feira de negócios de Turismo do Brasil. O evento contribui de maneira decisiva para a consolidação de negócios entre empresas dos cinco continentes e favorece toda a cadeia produtiva global do Turismo, ao atrair a participação massiva de agentes de viagens e outros profissionais do setor, dos mais diversificados nichos de mercado, além de compradores convidados, nacionais e internacionais.
Entre os expositores estão companhias aéreas brasileiras e estrangeiras; os mais expressivos operadores de turismo; empresas de cruzeiros marítimos e de segmentos especializados, como Corporativo, MICE (Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions), Luxo e LGBT; os principais meios e redes de hospedagem; locadoras de veículos; equipamentos turísticos, e fornecedores de soluções de tecnologia voltadas ao setor, além de representações de destinos e órgãos oficiais de turismo.
Em 2018, a 46ª ABAV Expo Internacional de Turismo e 50º Encontro Comercial Braztoa será realizada de 26 a 28 de setembro no Anhembi (SP).
Para mais informações, acesse o site oficial da feira: www.abavexpo.com.br
Sobre a ABAV Nacional - Reconhecida como uma das principais entidades de turismo no Brasil, com crescente força política, a ABAV Nacional está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Sua base é composta por 2,4 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que juntas respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas do setor no país.
A entidade tem sua imagem fortalecida por meio de iniciativas do seu Instituto de Capacitação e Certificação (ICCABAV), na promoção de cursos, palestras, estudos e convênios de cooperação, e na gestão e curadoria do Congresso ABAV de Turismo – âncora da Vila do Saber, o espaço dedicado ao conhecimento e à capacitação profissional integrado à programação da ABAV Expo.
Globalmente está integrada à World Travel Agents Association Alliance (WTAAA) e ao Fórum Latino-Americano de Turismo (Folatur).
Sobre a Braztoa - A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo, colaboradoras e empresas de representação de produtos e destinos, além de convidados, responsáveis por estimados 90% das viagens organizadas de lazer, comercializados pela cadeia produtiva no Brasil. Em 2017, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 12,2 bilhões e embarcaram 5,52 milhões de passageiros durante todo o ano. Essas mesmas empresas geraram um impacto econômico de R$ 10,8 bilhões para a economia nacional, neste mesmo período (quantia que contempla a soma do valor dos pacotes comercializados para destinos nacionais, com o gasto médio diário com extras do turista nos destinos). A Braztoa realiza, desde 1990, quatro Encontros Comerciais por ano (dois em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre), todos 100% focados em negócios, capacitação e tendências para o agente de viagem. São eventos indispensáveis do calendário anual dos profissionais do turismo brasileiro.

Gestão de relações com a mídia
APPROACH COMUNICAÇÃO (11) 3846-5787 – abavexpo@approach.com.br
Vantuyl Barbosa – Ramal 44
Alessandra Dias – Ramal 12
Daniela Bertoldo – Ramal 18

ABAV Nacional
Fátima Gatoeiro: fatima.gatoeiro@abav.com.br - (11) 3155-3073
Jessica Correa: jessica.correa@abav.com.br - (11) 3155-3075

Veículos Credenciados

Galeria

Galeria

Vídeo

Contato


  • ABAV Nacional:

  • Fátima Gatoeiro
  • Tel: +55 (11) 3155-3073
  • fatima.gatoeiro@abav.com.br

  • Gestão de relacionamento com a imprensa:

  • Approach Comunicação
  • Renata Santos
  • Tel: +5511 3846-5787,
    ext. 90
  • renata.santos@approach.com.br

  • Anita Mori
  • Tel: +5511 3846-5787,
    ext. 70
  • anita.mori@approach.com.br

Conecte-se veja mais notícias