Regulamento Hackathon

REGULAMENTO DO HACKATHON VIAGENS

44ª ABAV Expo & 46º Encontro Comercial Braztoa

 

  1. DOS REALIZADORES E OBJETIVO

1.1 O evento denominado “Hackathon Viagens” reunirá, na forma de maratona, programadores, desenvolvedores e inventores em geral, com o objetivo de promover o desenvolvimento de soluções tecnológicas (aplicativos web / mobile e software, dentre outros) e projetos que fomentem o empreendedorismo inovador para o setor de viagens.

 

1.2 O Hackathon Viagens é promovido em parceria pela ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AGÊNCIAS DE VIAGENS – ABAV Nacional, inscrita no CNPJ sob o número 27.287.283/0001-50, com sede na Av. São Luis, 165, 1º andar, conj. 1B, República, São Paulo, SP, que é entidade de representação das agências de viagens em todo o território brasileiro, e a ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS OPERADORAS DE TURISMO – BRAZTOA, inscrita no CNPJ 00.287.519/0001- 00, com sede na Av. Ipiranga, 318, Centro, São Paulo, SP que é entidade de representação dos operadores de turismo em todo o território brasileiro, com apoio da Comunidade Hackathon Brasil.

 

1.3 As soluções tecnológicas deverão ser desenvolvidas observando o tema macro: Melhore a experiência e a interatividade entre o agente de turismo e o viajante.

 

2. DATAS E LOCAL

2.1 O HACKATHON VIAGENS acontecerá nos dias 28 (quarta-feira), 29 (quinta-feira) e 30 (sexta-feira) de setembro de 2016, durante a realização da 44ª ABAV Expo Internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa, conforme programação a seguir:

 

28 SEP 12h ABERTURA DA FEIRA
28 SEP 12h50 ENTRADA DOS PARTICIPANTES DO HACKATHON
28 SEP 13h 1ª CHAMADA OS PARTICIPANTES INSCRITOS
28 SEP 13h30 2ª CHAMADA DOS PARTICIPANTES INSCRITOS EM LISTA DE ESPERA

 

28 SEP 13h45 ENCERRAMENTO DA ENTRADA DOS PARTICIPANTES NA ÁREA DESTINADA AO HACKATHON
28 SEP 14h ABERTURA DO EVENTO COM A PALAVRA DO PRESIDENTE DA ABAV NACIONAL E A PRESIDENTE DA BRAZTOA
28 SEP  14h10 ás 20h INÍCIO DA MARATONA
28 SEP – 29SEP  20h

às

12h

ENCERRAMENTO DO 1º DIA DA ABAV EXPO, OS PARTICIPANTES PERMANECERÃO NA ÁREA DESTINADA AO HACKATHON DENTRO DO PAVILHÃO, NÃO SERÁ PERMITIDA A CIRCULAÇÃO NA ÁREA DA FEIRA ENQUANTO ELA ESTIVER FECHADA .
29 SEP 12h ABERTURA DO SEGUNDO DIA DO EVENTO
29 SEP 18h FINALIZAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO
29 SEP 18h      às        20h ENTREGA  E VALIDAÇÃO DO PROTOTIPO FUNCIONANDO
30 SEP 12h INICIO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO
30 SEP 16h DIVULGAÇÃO DAS EQUIPES FINALISTAS
30 SEP 18h CERIMONIA DE PREMIAÇÃO DO HACKATHON VIAGENS NA ARENA TECNOLOGIA NA VILA DO SABER

 

2.2 A 44ª ABAV Expo Internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial BRAZTOA será realizada nos pavilhões branco e verde do Expo Center Norte, localizado na Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo – SP, CEP 02055-000

 

  1. INSCRIÇÃO

3.1 Somente serão aceitas inscrições de pessoa física, brasileira, com idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos.

 

3.2 Somente será permitido 1 (um) inscrito por CPF (cadastro de pessoa física).

 

3.3 Não serão aceitas inscrições de membros que participem da organização da maratona, de funcionários das entidades ABAV ou BRAZTOA.

 

3.4 As inscrições serão realizadas no período de 01 de setembro (quinta-feira) a 20 de setembro de 2016 (terça-feira), até as 23h59, horário de Brasília, DF, Brasil, sujeito a prorrogação, mediante o preenchimento de todos os campos obrigatórios no formulário eletrônico de inscrição, disponibilizado no link INSCRIÇÕES, no endereço eletrônico hackathonviagens.com.br

 

3.5 O Hackathon Viagens é destinado a participação de pessoas físicas com conhecimento e/ou experiência em, pelo menos, uma das áreas relacionadas a seguir:

3.5.1 programação e desenvolvimento de aplicativos web/mobile;

3.5.2 design gráfico;

3.5.3 gestão de negócios;

3.5.4 comunicador.

 

3.6 O preenchimento e envio do formulário eletrônico de inscrição não garante a participação no Hackathon Viagens. Cabe ao interessado confirmar a presença, na forma e prazo a serem definidos pela comissão organizadora, para então, efetivamente, garantir sua participação na maratona. As instruções de confirmação de presença serão enviadas por e-mail pela comissão organizadora da maratona.

 

  1. PARTICIPAÇÃO

4.1 A participação no Hackathon Viagens é voluntária, gratuita, nominativa e intransferível.

 

4.2 Os participantes da maratona com as inscrições deferidas até o dia 26 de setembro de 2016 (segunda-feira), receberão suas credenciais para acesso à feira 44ª ABAV Expo Internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa, por e-mail, deverão imprimi-las e usá-las para ter acesso ao Expo Center Norte a partir do dia 28 de setembro de 2016. As credenciais devem sempre esta visíveis durante toda a permanência no evento.

 

4.3 A participação se dará de forma exclusivamente presencial do inscrito na data da maratona, não sendo aplicável a participação externa por meio de programas e ferramentas on-line. A 1ª chamada iniciará as 13h e a 2ª chamada as 13h30. Os participantes que não estiverem no local do Hackathon Viagens até ás 13h45 do dia 28 de setembro de 2016, serão automaticamente desclassificados.

 

4.4 Os participantes competirão em equipes formadas por até 5 (cinco) pessoas, observando sempre o tema macro: Melhore a experiência e a interatividade entre o agente de turismo e o viajante.

 

4.5 Os participantes não poderão apresentar projetos elaborados em Hackathons anteriores.

 

4.6 Os participantes deverão portar consigo equipamentos pessoais (notebook / desktop / tablet / smartphone) para o desenvolvimento das soluções propostas, uma vez que a ABAV Nacional e a Braztoa não fornecerão equipamentos. A voltagem de rede será 220V.

 

4.7 Será disponibilizada estrutura de acesso a internet, de forma gratuita, para apoio no desenvolvimento dos projetos.

 

4.8 No que se refere á formação das equipes:

4.8.1  As equipes poderão ser previamente formadas pelos próprios participantes.

4.8.2 A comissão organizadora será responsável por auxiliar na organização das equipes ou liderar o processo de formação de equipes incompletas, além de incluir, se necessário, participantes sem equipe, respeitando sempre o limite máximo de até 5 (cinco) pessoas por equipe.

4.8.3 Caberá á comissão organizadora aprovar qualquer formação de equipe diferente daquela descrita nos itens 4.8.1 e/ou 4.8.2

 

4.9 Será disponibilizado local especifico e adequado para descanso nas dependências do estande onde será realizado o Hackathon Viagens. Haverá sanitários nas proximidades e área demarcada para fumantes. Não será permitida a circulação dos participantes do Hackathon Viagens pela feira das 20h do dia 28 até as 12h do dia 29/09, neste período a feira estará fechada, sob pena de desclassificação da maratona e retenção de credencial.

 

4.10 Será disponibilizada alimentação e bebidas não alcoólicas durante a realização da maratona, nos dias 28 e 29 de setembro de 2016.

 

4.11 O participante deverá manter sua credencial visível durante toda a sua permanência no evento.

 

4.12  Em todo o ambiente do evento e áreas do Expo Center Norte não é permitido fumar ou consumo de drogas ilícitas.

 

4.13  Não será permitido em nenhuma hipótese conduta desrespeitosa a qualquer integrante da comissão organizadora, colaboradores das entidades, participantes do evento, expositores, visitantes ou voluntários. O infrator será desclassificado e convidado a se retirar das dependências do Expo Center Norte, e sua credencial de acesso será revogada e cancelada.

 

  1. PROGRAMAÇÃO

5.1 A programação do Hackathon Viagens compreende palestras, reuniões de apresentação, discussão, mentoria e avaliações para a seleção das melhores soluções tecnológicas que atendam ao tema macro proposto no item 1.3. A programação completa será divulgada no endereço hackathonviagens.com.br

 

5.2 O código fonte é de propriedade dos seus criadores.

 

  1. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

 

6.1 No dia 30 de setembro de 2016 (sexta-feira) a partir das 12h, os avaliadores convidados pela comissão organizadora farão a análise e avaliação para validar as soluções tecnológicas desenvolvidas pelas equipes.

 

6.2 Para referida análise, serão utilizados os critérios a seguir:

6.2.1 Código Fonte com instruções para execução

6.2.2 Apresentação do protótipo em funcionamento.

 

6.3 Por meio dessa análise, serão definidas 5 (cinco) equipes finalistas, que serão anunciadas no dia 30 de setembro de 2016 (sexta-feira), às 16h.

 

6.4 Apenas 1 (um) representante de cada uma das 5 (cinco) equipes finalistas apresentará aos integrantes da banca julgadora, no modelo de “elevator pitch” (uma apresentação sucinta, cativante, geral e rápida) da solução tecnológica criada durante a maratona, em até 3 (três) minutos, a solução tecnológica desenvolvida e haverá 2 (dois) minutos para perguntas da banca julgadora.

 

6.5 Serão consideras vencedoras a equipe avaliada com a melhor pontuação, tendo por base os critérios:

 

Critérios Descrição Percentual
CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO Serão avaliadas a originalidade e as alternativas  para executar tarefas de uma maneira nova ou diferente das já existentes no mercado. 25%
QUALIDADE TÉCNICA Será avaliado o quanto o projeto atende a parâmetros de usabilidade, acessibilidade, facilidade de compartilhamento, alteração e execução. 25%
VIABILIDADE Serão avaliados os recursos necessários para a aplicação da solução tecnológica desenvolvida. 25%
EXECUTÁVEL Será avaliada a real aplicação do sistema. 25%

 

 

  1. PREMIAÇÃO

 

7. 1 No dia 30 de setembro de 2016 (sexta-feira) às 18h, no encerramento do Hackathon Viagens, será realizada a cerimônia de premiação contando com a presença dos finalistas.

 

7.2 Será premiada a equipe melhor avaliada pela banca julgadora.

 

7.3 Os prêmios oferecidos aos participantes da equipe vencedora são pessoais e intransferíveis.

1º LUGAR:        UMA PASSAGEM AÉREA IDA E VOLTA PARA A FLÓRIDA  PARA CADA INTEGRANTE DO GRUPO VENCEDOR

2º LUGAR: UMA PASSAGEM AÉREA IDA E VOLTA E DUAS DIÁRIAS PARA O COSTÃO DO SANTINHO RESORT

3ºLUGAR: ​DUAS DIÁRIAS PARA O SOFITEL JEQUITIMAR GUARUJÁ (SP)

7.4 Toda e qualquer responsabilidade e despesas de documentação necessária (passaporte e/ou visto) para usufruir do prêmio é exclusivamente do vencedor.

7.5 O prêmio é pessoal e intransferível, não podendo ser cedido e/ou usufruido por qualquer terceiro que não faça parte da equipe vencedora do Hackathon Viagens.

7.6 Em nenhuma hipótese, o participante premiado, poderá trocar o prêmio por qualquer outro bem, produto, serviço ou direito.

7.7 Após a emissão da premiação, toda e qualquer despesa com eventuais alterações de data será de responsabilidade do participante premiado.

7.8 Caso o participante premiado não possa usufruir por falta de documentação, atraso ou falta de comparecimento no aeroporto e horário determinado, a organização não terá responsabilidade alguma sobre o fato e não reverterá o valor do prêmio em dinheiro ou qualquer outra forma de premiação.

 

  1. JULGAMENTO

 

8.1 Ao aceitarem o convite para participação no Hackathon Viagens, os integrantes da banca julgadora assinam o termo de sigilo sobre as informações que terão acesso, direta e/ou indiretamente, formais e/ou informais, durante as atividades realizadas em todas as etapas acima mencionadas.

 

8.2 Como padrão de ética e de forma a garantir a imparcialidade, os integrantes que farão parte da banca julgadora comprometem-se a informar à comissão organizadora qualquer conflito de interesse na avaliação da solução tecnológica desenvolvida, assim que for identificado.

 

  1. COMUNICAÇÃO COM OS PARTICIPANTES

 

9.1 Em todas as etapas do Hackathon Viagens, a comissão organizadora se comunicará com os participantes inscritos, preferencialmente por meios eletrônicos, a saber, pelo e-mail do participante e/ou pelo endereço hackathonviagens.com.br

 

9.2 Os participantes inscritos são responsáveis por acompanhar a programação, os resultados e eventuais alterações do concurso.

 

9.3 A comissão organizadora solicita a desabilitação de anti-spams que possam barrar as comunicações sobre o Hackathon Viagens, que deverão chegar por meio do domínio “@hackathonbrasil.com.br”, “@braztoa.com.br”, “@abavexpo.com.br” ou “@abav.com.br”. Não será possível alegar falta de conhecimento sobre informações e/ou sobre resultados do evento.

 

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

10.1 As datas que se referem ao período de inscrições e de divulgação dos participantes cujas inscrições forem deferidas poderão ser prorrogadas, a critério da comissão organizadora. Nessa hipótese, serão comunicadas as alterações feitas, por meio do endereço hackathonviagens.com.br

 

10.2 O Hackathon Viagens será coordenado por uma comissão organizadora, integrada por membros das entidades ABAV Nacional, Braztoa e do Hackathon Brasil e a estes compete designar e convidar os palestrantes, os mentores e os avaliadores que farão parte da banca julgadora.

 

10.3 Ao se inscreverem no Hackathon Viagens, os participantes concordam com o inteiro teor deste regulamento, autorizando a comissão organizadora a utilizar, editar, publicar, reproduzir e veicular nos meios de comunicação (internet, revistas, jornais, etc), sem ônus e sem autorização prévia ou adicional, seus nomes, vozes, imagens, projetos ou empresas, em âmbito nacional e internacional, durante período indeterminado.

 

10.4 No que se refere a salvaguarda dos direitos de propriedade intelectual, essa é de responsabilidade única, exclusiva e intransferível dos participantes (membros que integram as próprias equipes que desenvolveram as soluções tecnológicas), cabendo apenas a eles próprios eventual registro para a proteção dos seus direitos nos órgãos competentes.

 

10.5  Os participantes autorizam a utilização dos dados fornecidos no momento da inscrição, pela comissão organizadora e cabe a ela a guarda e responsabilidade destes dados.

 

10.6 Os participantes se responsabilizam pela originalidade de todo conteúdo por eles produzido no âmbito do presente regulamento, respondendo integral e exclusivamente por eventuais danos ou ônus a terceiros, excluindo e indenizando os integrantes da comissão organizadora, em caso de demanda judicial ou extrajudicial intentada por terceiros, sob alegação de violação de direitos de propriedade intelectual, imagem, voz e nome.

 

10.7  A comissão organizadora não se responsabiliza pelo uso de base de dados públicos e/ou privados pelos participantes do Hackathon Viagens.

 

10.8  Suspeitas de conduta antiética, do não cumprimento das normas internas dos espaços em que ocorrerá a maratona, além do desrespeito ao presente regulamento, serão analisadas e julgadas pela comissão organizadora, podendo ainda resultar na desclassificação do respectivo participante.

 

10.9 As despesas dos participantes referentes a transporte, hospedagem, material de consumo e quaisquer outras necessárias para a participação neste evento correrão por conta de cada participante.

 

10.10  A comissão organizadora não se responsabilizará por perdas, furtos, roubos, extravios ou danos de objetos pessoais dos participantes (como, por exemplo, celular), durante os dias do evento. Cabe exclusivamente aos participantes o dever de guarda e cuidado com tais pertences. Caso o participante se ausente do local do evento, ainda que por pouco tempo, deve levar consigo seus pertences e equipamentos.

 

10.11 As decisões dos integrantes da banca julgadora no que tange á seleção e premiação das equipes participantes, além das decisões que a comissão organizadora venha a dirimir, serão soberanas e irrecorríveis, não sendo cabível qualquer contestação das decisões e/ou resultados.

 

10.12  Este regulamento estará disponível no endereço eletrônico hackathonviagens.com.br, e no site da 44º ABAV Expo Internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial BRAZTOA –  www.abavexpo.com.br

 

10.13 O Hackathon Viagens tem finalidade exclusivamente cultural, visando reconhecer e divulgar as soluções tecnológicas desenvolvidas que tenham potencial inovador e empreendedor. Não possui caráter comercial, não está condicionado, em hipótese alguma, à sorte, nem objetiva resultados financeiros, além de não vincular a participação à aquisição, uso e/ou compra de produtos ou serviços das entidades organizadoras ou de seus parceiros.

10.14 ​O participante cede e autoriza de forma inteiramente gratuita, os direitos da sua participação individual (imagem, voz, performance e nome) nas gravações, transmissões e fixações da obra coletiva intelectual/artística intitulada “Hackathon Viagens” e dela derivadas, de produção da Abav – Associação Brasileira das Agências de Viagens e Braztoa – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo.

10.15 A presente cessão de participação individual, na forma retro mencionada, compreenderá a sua livre utilização, bem como seu extrato, trechos ou partes, podendo ainda ser-lhe dada qualquer utilização econômica, sem que ao participante caiba qualquer remuneração ou compensação.

10.16  As entidades organizadoras ABAV Nacional e BRAZTOA, poderão a qualquer tempo, se julgar necessário, alterar as regras deste regulamento, assim como substituir qualquer um dos prêmios que serão anunciados por outros de igual valor, mediante comunicação no endereço hackathonviagens.com.br

10.17   O concurso poderá ser interrompido ou suspenso, por motivos de força maior, segurança ou devido a problemas de acesso à rede de internet, entre outros, não sendo devida qualquer indenização ou compensação aos participantes da maratona e/ou aos eventuais terceiros. A comissão organizadora empenhará os melhores esforços para dar prosseguimento ao Hackathon Viagens tão logo haja a regularização do problema, resguardando-se, no entanto, a possibilidade de cancelamento definitivo, na hipótese de impossibilidade de realização.

10.18  A participação nesta maratona sujeita todos os participantes ás regras e condições estabelecidas neste regulamento. Dessa forma, os participantes, no ato de seu cadastro e deferimento de sua inscrição, aderem a todas as disposições, declarando que leram, compreenderam, têm total ciência e aceitam, irrestrita e totalmente, todos os itens deste regulamento.

10.19  Os casos omissos não previsto neste regulamento serão julgados pela comissão organizadora.